Blog

Coquetel para festas: Tudo o que você precisa saber para que seu evento seja um sucesso

14/08/2017 | Coquetel
coquetel para festas

Um coquetel para festas é a fusão perfeita entre praticidade e elegância. Esse serviço se destaca pela flexibilidade e pode ser a solução para garantir o sucesso do seu evento. Vamos entender melhor todos os aspectos dessa estrutura gastronômica?

Como funciona um coquetel

O objetivo principal de um coquetel é servir os convidados de forma prática. As comidinhas devem ser fáceis de manusear e devem permitir que os participantes comam em pé sem a necessidade de talheres ou pratos.

Essa forma de servir permite que os convidados circulem com mais liberdade pelos ambientes, o tornando mais dinâmico e aumentando as possibilidades de networking.

coquetel para festas  

Dentro do serviço de coquetel para festas, o uso de mesas de apoio para que os convidados coloquem seus drinks e objetos não é completamente proibido, mas é importante planejar bem a posição desses elementos.

Primeiramente, elas não podem atrapalhar o fluxo de pessoas. Em segundo lugar, o ideal é não utilizar cadeiras, para que os convidados não fiquem “brigando” por elas. O coquetel também costuma ter um período de serviço diferenciado. Enquanto festas tradicionais duram até 5 horas, um coquetel, preferencialmente, deve durar de trinta minutos a duas horas.

Formatos de coquetel para festas

A flexibilidade do coquetel possibilita diferentes modos de serviço. Na modalidade volante, por exemplo, os garçons circulam pelos espaços do evento, servindo em bandejas o cardápio planejado. Já na modalidade fixa, o uso de ilhas de apoio pode ser uma ótima opção para desafogar o serviço dos garçons e ainda oferecer uma grande quantidade de opções de comidinhas a todo o momento, dando maior liberdade de consumo e praticidade no atendimento.

coquetel para festas 

O serviço ainda pode ser misto, aliando o apoio das ilhas fixas com a agilidade dos garçons volantes, trazendo dinamismo a toda operação.

Cada modalidade tem suas vantagens e a escolha deve levar em conta o espaço disponível, as áreas mais importantes do ambiente e o fluxo de pessoas que passarão em cada setor.

coquetel para festas

O que servir?

No coquetel, o ideal é que as comidas sejam fáceis de manusear e dispensem o uso de pratos.

Popularmente conhecidas como finger foods, essas comidinhas podem ser completamente customizadas para se adaptar ao público do seu evento, auxiliando na caracterização e direcionando a uma ação específica como lançamento de um produto ou data comemorativa.

coquetel para festas 

Os elementos do coquetel podem seguir uma linha de alimentação saudável, refinada, moderna, étnica… um serviço bem organizado e com qualidade garante possibilidades infinitas!

O importante é que esses elementos sigam um planejamento rígido quanto ao número de pessoas, para que todos possam se servir de forma adequada. Uma quantidade de convidados maior do que 20 ou 30 pessoas torna imprescindível a presença de garçons no apoio.

coquetel para festas 

Fique atento às bebidas alcoólicas: Esses normalmente são os itens que são mais rapidamente consumidos. Lembre-se também que nem todos os convidados consomem esse tipo de bebidas. Ter opções não alcoólicas interessantes é importantíssimo.

O horário também é um fator a ser observado. Para um coquetel servido entre a tarde e o começo da noite, um cardápio mais despojado se encaixa perfeitamente. Já para um coquetel mais tardio, um cardápio mais refinado talvez seja uma escolha mais adequada.

Sugestão de composição de cardápio da Arte Inventos Gastronomia

coquetel para festas 

Ainda em dúvida sobre como compor o seu coquetel para festas? A Arte Inventos dá uma sugestão que é garantia de sucesso.

  • Canapés frios
  • Canapés quentes
  • Menu degustação (finger foods em mini porções individuais)
  • Doces e sobremesas
  • Bebidas alcoólicas e sem álcool

Além de todos esses fatores, um serviço bem organizado garante que todo esse planejamento seja um sucesso. Conheça o serviço de coquetel e festa da Arte Inventos Gastronomia.

Comentários