Blog

Como escolher cardápios vegetarianos e veganos para eventos

12/08/2019 | Blog
Como escolher cardápios vegetarianos e veganos para eventos

Ao organizar qualquer tipo de evento, seja ele corporativo ou aberto ao público, é preciso  elaborar um cardápio que atenda o paladar de todos os presentes. O que a Arte Inventos Gastronomia quer dizer com isso é que além do sabor, é necessário também levar em conta as restrições alimentares dos participantes. 


Portanto, se a sua ideia é realizar um evento de sucesso, o cardápio e as bebidas oferecidas precisam ser bem planejadas. Mas, para saber como escolher um cardápio que atenda ao público vegano e vegetariano, é preciso conhecer um pouco mais sobre eles. E é sobre isso que a Arte Inventos Gastronomia vai falar no post de hoje. 

Diferenças entre vegetarianos e veganos

Os vegetarianos são, de maneira geral, aqueles que não consomem nenhum tipo de carne (frango, peixe e frutos do mar). Entretanto, eles ainda podem ser divididos em três categorias:

  • Ovolactovegetarianos: são os vegetarianos que incluem em sua alimentação ovos e laticínios, como iogurte e queijo;
  • Lactovegetarianos: são vegetarianos que, além de não consumirem nenhum tipo de carne, também não consomem ovos, mas continuam consumindo laticínios e derivados;
  • Vegetarianos estritos: são aqueles que não consomem nem ovos e nem laticínios.


Já os veganos são aqueles que não consomem carnes, ovos, laticínios e nada de origem animal, como por exemplo, o mel. Além disso, não utilizam nenhum produto que tenha sido testado em animal ou que possua qualquer ingrediente ou insumo de origem animal. 

Como elaborar um cardápio para vegetarianos e veganos

Na hora de montar um cardápio para o seu evento que atenda todos os públicos, é preciso apostar em: vegetais, frutas, leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico), hortaliças, oleaginosas, sementes e cereais (arroz integral, milho, aveia e trigo).


Para ficar mais fácil, vamos dar alguns exemplos de opções que podem ser oferecidas em seu evento, em diferentes horários.

Durante um coffee break no período da manhã, a dica é investir em salada de frutas com aveia e sementes para adicionar mais sabor. Também é possível oferecer um mix de sementes e oleaginosas.


Agora no caso de uma refeição mais elaborada, como um almoço ou jantar, deve-se valorizar o buffet de saladas, lembrando de não misturar com nenhum ingrediente proibido nessa dieta. 

Para a sobremesa, você pode apostar em frutas frescas, desidratadas e cristalizadas.

Por que escolher a Arte Inventos Gastronomia

Há mais de 15 anos no mercado, a Arte Inventos Gastronomia une experiência e inovação para surpreender paladares e aproximar pessoas. Somos uma empresa full service em alimentos e bebidas (catering) e o nosso foco é encantar os convidados de um evento com uma gastronomia contemporânea, rústica e ao mesmo tempo, sofisticada. 


A nossa atuação é direcionada principalmente para o mercado corporativo e atendemos feiras, congressos, coquetéis, coffee breaks e qualquer outro tipo de evento que demande excelência no atendimento e atenção aos mínimos detalhes na produção de alimentos e bebidas. 

Não é a toa que os nossos serviços estão presentes nos eventos de grandes marcas por todo o país. 

Se você está buscando a solução em cardápios vegetarianos e veganos para eventos, acesse a página da Arte Inventos Gastronomia e conheça mais sobre os nossos serviços. 

Comentários