Blog

Eventos corporativos: Quando e como servir um almoço ou jantar

23/08/2017 | Buffet Corporativo
eventos corporativos

Quando o assunto é evento corporativo, é comum surgirem dúvidas quanto ao serviço de catering. Que tipo de comida devo servir? Como a recepção será organizada? Quantos garçons serão necessários? Servir um almoço ou jantar corporativo pode ser uma ótima opção, porém, vale a pena conhecer um pouco mais para entender toda a dinâmica e variações que podem surgir.

Almoço e jantar corporativo  

No mundo corporativo, tempo é um fator de primeira importância. Por isso mesmo, oferecer um almoço pode trazer agilidade e conforto para reuniões, treinamentos ou encontros de gestores, nos quais os participantes não possuem tempo para se estenderem ou pouca oferta de alimentação na região.

Nesse caso, o serviço tem horário de inicio e término bem estabelecidos, otimizando o tempo do evento e permitindo que os convidados possam prosseguir com sua agenda.

eventos corporativos  

Já o jantar corporativo pode ter uma duração maior. Mais tranquilo e descontraído, esse serviço proporciona um ambiente confortável, aproximando pessoas e fazendo com que o networking aconteça de forma natural.

Como funcionam esses serviços?

Existem diferentes opções relacionadas a forma de servir o almoço ou jantar no seu evento corporativo. É importante que essa decisão leve em conta a disponibilidade de espaço, a duração do evento e a quantidade de convidados.

Além disso, alguns serviços têm um tom mais informal, enquanto outros despertam um ar mais refinado.

O serviço americano, por exemplo, é mais simples e apresenta ótimo aproveitamento de espaço. Composto normalmente de uma entrada fria, um prato quente e uma sobremesa, as comidas ficam em réchauds posicionados estrategicamente, dos quais os convidados podem se servir à vontade.

eventos corporativos  

Ideal para lugares onde a circulação de garçons é comprometida, esse tipo de serviço é descontraído e permite maior flexibilidade quanto à duração do almoço ou jantar.

Já no serviço à inglesa, as mesas são montadas com os pratos e talheres que serão utilizados pelos convidados e servidos por garçons. A comida é trazida em bandejas, e servida diretamente nesses pratos.

Esse modelo ainda oferece certa praticidade, porém já traz um tom mais elegante. Nesse caso, é necessário também estabelecer os limite de duração e recomenda-se um garçom para cada duas mesas.

O serviço à francesa, mais clássico, é o que demanda mais planejamento, organização e espaço, trazendo ainda mais sofisticação ao evento. Os pratos são servidos por garçons e já vêm montados da cozinha.

eventos corporativos  

Composto normalmente de dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas, esse serviço é ideal para jantares e eventos corporativos com maior formalidade.  É importante observar também que nesse caso, recomenda-se um garçom para cada cinco pessoas.

Tendência e praticidade para eventos corporativos

Apesar de clássicas, seu evento não precisa ficar preso a essas formas de servir. Muitas vezes, espaços reduzidos fazem com que mesmo o serviço americano tenha seu funcionamento prejudicado.

eventos corporativos  

Exatamente por isso, uma das tendências para eventos corporativos é servir uma gastronomia contemporânea em bowls ou ramequins. Similar ao finger food, essas mini porções podem ser consumidas em pé e dão maior liberdade ao convidado, que pode circular por todo o evento aumentando as possibilidades de networking.

eventos corporativos  

Por conta disso, não existe a rigorosidade de mesas, cadeiras ou lugares marcados. Entretanto, é importante lembrar que este formato é indicado para eventos descontraídos e informais.

Seja como for, a Arte Inventos tem o serviço ideal para o seu evento, com cardápios especialmente selecionados para cada ocasião. Conheça nosso serviço de buffet corporativo e surpreenda-se!

Comentários